Existem diversos canais do YouTube educativos e que podem aliar a diversão e o conteúdo audiovisual aos estudos e até mesmo à sala de aula. Confira! 

A tecnologia não atua apenas em prol da comunicação e dos laços sociais, mas deve ser vista principalmente como uma fonte de novos conhecimentos e estudos! É por isso que separamos para você uma lista de canais do YouTube educativos!

canais do youtube para aulas

DICA: Cursos de Graduação EaD na Estácio com desconto. Acesse agora!

Esses canais do YouTube podem ser utilizados para complementar os estudos em sala de aula com adolescentes e adultos, como uma ferramenta de auxiliar a prender a atenção dos alunos, ou mesmo para estudos pessoais.

Todos os canais escolhidos são feitos por profissionais muito competentes e que sempre expõe suas fontes de estudo e buscam expor de maneira interessante conteúdos sérios e importantes!

Canais do YouTube educativos

Nossa lista serve muito bem caso seja você um professor que busca formas de aprofundar o contato com alunos adolescentes e adultos e a forma de passar conhecimento. Também, é excelente caso você seja apenas alguém em busca de obter novos saberes de forma divertida. Portanto, não deixe de conferir quais são os melhores canais educativos do Youtube.

01. Nerdologia

Esse é um dos principais canais da nossa lista e isso não é à toa! Ele é idealizado por dois professores e abarca tanto as áreas de biologia quanto de história.

Átila Iamarino, professor que ficou famoso principalmente durante essa pandemia pelo seu intenso trabalho, é responsável pelos conteúdos de biologia. Além dos conteúdos semanais ele também organiza algumas séries especiais, como da origem do Universo, por exemplo.

Vale destacar que ele também utiliza diversos conhecimentos científicos para analisar heróis e elementos da cultura pop, o que pode auxiliar em muito a aumentar o interesse dos jovens nos conteúdos de sala de aula.

canais do youtube para aulas

Por outro lado, os conteúdos de história ficam a cargo de Filipe Figueiredo, professor de história que produz diversos conteúdos em que explica de forma rápida e ilustrada alguns episódios históricos.

Também, utiliza o imaginário para buscar histórias por detrás de produções literárias, lendas, cinema e outros! Portanto, é uma ótima pedida para aliar conhecimento e diversão. É claro que os conteúdos em sala não devem ser deixados de lado, mas apenas complementados por esses canais do YouTube educativos.

  • Quem faz? Atila Iamarino, PhD em Biologia e Filipe Figueiredo, historiador formado pela USP.
  • Quais os conteúdos? Biologia, Ciências e História.

02. Bláblálogia

O segundo dos canais do YouTube educativos que selecionamos para você é mais diversificado que o anterior e, por isso, conta também com muito mais profissionais.

Nesse sentido, ele não pertence a alguém especificamente, mas é a junção de vários professores em um trabalho colaborativo que abarca diversas áreas do ensino e apresenta um conteúdo divertido e imperdível.

  • Quem faz? Diversos professores e youtubers;
  • Quais os conteúdos? Ciências exatas, humanas e biológicas.

03. Inglês com séries

Embora esse canal não tenha postagens novas, ele apresenta alguns conteúdos que podem ser a chave para auxiliar seus alunos ou mesmo os seus próprios estudos no inglês.

Isso porque o Inglês com Séries possui vídeos que auxiliam a instigar o aluno no estudo da língua inglesa se utilizando de séries que até hoje fazem sucesso entre o público, inclusive o jovem. Dentre as abarcadas pelos vídeos estão os sucessos Friends, How I Met Your Mother, The Big Bang Theory, Game of Thrones, Stranger Things e Breaking Bad.

O canal se usa de exemplos de falas de personagens e da construção gramatical e pronúncia, por exemplo.

Clássicos, certo?

  • Quem faz? Autor anônimo.
  • Quais os conteúdos: Dicas de inglês a partir de cenas de séries.

04. reVisão

Um dos maiores canais educativos do YouTube, o reVisão conta com mais de 18 milhões de visualizações em seus conteúdos que são diversos e abarcam vários conteúdos, sendo muito úteis para a fixação do que é passado em sala de aula, por exemplo.

Ele ao mesmo tempo é capaz de entreter e educar, sendo uma ótima aposta. Além disso, os conteúdos são promovidos por professores e profissionais do audiovisual.

  • Quem faz? Autores diversos.
  • Quais os conteúdos? História, arte, literatura, química, física e biologia.

São várias as formas que esses 04 canais podem ser utilizadas! Por exemplo, pode-se utilizá-los em aulas voltadas à revisão de conteúdos ou mesmo ao final da aula, de forma complementar.

Também, ao professor é possível indicar esses canais educativos do YouTube como forma de o aluno reforçar o conteúdo em casa. Lembre-se de que eles não substituem o conteúdo de sala de aula, seja para o professor ou aluno que o utilizará, mas são ferramentas úteis de aprender de forma descontraída.

Ainda, cabe ressaltar que existem outros tipos de canais que podem ser mais específicos, como aqueles voltados às crianças em fase de aprendizagem infantil ou mesmo voltados especificamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo.